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O atendimento omnichannel e a Proteção dos Dados Pessoais

Atualizado: 13 de jun. de 2023


As trocas entre empresas e consumidores precisam ser construídas com base em segurança, confiança e transparência. Na sociedade informacional que vivemos, é preciso estabelecer confiança desde o primeiro contato com o cliente.

Nesse sentido, o principal objetivo da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é proporcionar segurança no que se refere à coleta, ao armazenamento, ao tratamento e ao compartilhamento de dados pessoais, sejam eles físicos, sejam digitais.

Para fazer o atendimento ao consumidor, é preciso estar em todas as plataformas; em todos os canais. Mas esses canais de atendimento precisam estar alinhados com os princípios da LGPD, pois incidentes de segurança que colocam em risco os dados dos consumidores e abalam a confiança estabelecida podem sofrer penalidades da lei.

Riscos para empresas

Toda empresa está vulnerável a vários tipos de riscos. Um simples acesso indevido pode acarretar dano reputacional imensurável. Isto sem falar em eventuais multas e demais penalidades previstas na LGPD, a depender das informações trocadas entre atendentes e consumidores.

Portanto, as empresas devem estar atentas desde o primeiro contato com o cliente, conduzindo os demais passos de atendimento de acordo com as preferências do consumidor e as permissões deste. Na prática, isso significa que, independentemente do canal escolhido, o consumidor precisa ser informado sobre como os dados são utilizados: primeiro, para que ele possa conceder as autorizações necessárias; segundo, para ter segurança de que as informações não vão ser compartilhadas com terceiros.

As empresas precisam dar garantia ao consumidor de que possuem as ferramentas técnicas e organizacionais corretas para a proteção dos dados pessoais, e fazer com que ele conheça os meios de acesso para o exercício de direitos de consumo.

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados já possui canais para que sejam feitas comunicações, por pessoa física ou jurídica, de qualquer suposta infração cometida pelas empresas contra a legislação de proteção de dados pessoais. Em regra, as denúncias de descumprimento da LGPD são analisadas de forma agregada pela Coordenação-Geral de Fiscalização, e as eventuais providências são adotadas de forma padronizada em conformidade com o Regulamento do Processo de Fiscalização e do Processo Administrativo Sancionador da ANPD.

SZ.chat e a LGPD

A Integra IT e a Fortics tem no mercado uma solução que pode ajudar sua empresa a garantir uma gestão de acessos de qualidade, com auditoria, com armazenamento seguro e totalmente em conformidade com os princípios da segurança de informações, privacidade e proteção de dados: o SZ.chat.

Ao longo de 20 anos de atuação, o fabricante sempre priorizou a privacidade e a proteção de dados de todos os clientes, parceiros e colaboradores – mesmo antes da obrigatoriedade por meio da LGPD.

Por isso, o SZ.chat é a solução mais indicada para centralizar e gerir todos os dados e as informações dos clientes, de forma que as exigências da LGPD sejam 100% cumpridas no que se refere ao tratamento adequado dos dados pessoais. Com o SZ.chat, todos os contatos e trocas entre empresa e consumidor são direcionados para um único número, o que aumenta a segurança e a rastreabilidade. Assim, nossos colaboradores podem acessar as conversas e realizar um atendimento muito mais rápido, seguro e assertivo.

Conheça o SZ.chat e não se preocupe mais com a gestão de acessos, registro de logs e armazenamento seguro de dados e informações dos clientes: deixe com a gente!

Quer saber mais? Converse com nossos consultores: http://www.integrait.com.br


Sobre o autor:

Laura Carvalhal é DPO da Fortics Tecnologia.

Para saber mais www.integrait.com.br

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